segunda-feira, 16 de maio de 2011

O Desenvolvimento Sustentável aplicado a uma Creche pública.

O Desenvolvimento Sustentável é um conceito que procura satisfazer as necessidades da sociedade sem comprometer as futuras gerações, ou seja, preservar o meio ambiente de forma que ele possa ser desfrutado por futuras gerações, sem que essa preservação não seja apenas uma forma de continuidade de privilégios. Dentro desta proposta surgiu a Agenda 21 que, assim como o conceito de Desenvolvimento Sustentável, sugere diversas alternativas para a preservação do meio ambiente, englobando as condições econômicas, políticas, sociais e culturais do local onde será aplicada.

A partir das idéias desenvolvidas nessa proposta, torna-se interessante a criação de uma creche (uma creche porque é nela que uma criança inicia a sua vida escolar e forma seus primeiros valores), para que os alunos entrem em contato com construções sustentáveis e se familiarizem com elas, sabendo como preservar e aplicar essa idéia. A partir dos princípios que envolvem as construções auto-sustentáveis, algumas idéias poderiam ser aplicadas em casas de maneira geral, preservando assim o meio ambiente e economizando recursos financeiros.

A creche deveria preservar o ambiente da melhor maneira possível, usando materiais em sua construção que não sejam tão agressivos ao meio ambiente e ao mesmo tempo estejam de acordo com as necessidades de uma creche, assim os mais aconselháveis seriam aqueles que são reciclados ou recicláveis e não tenham um custo muito alto como lambri, sarrafos de pinho e cerâmica rústica. É fundamental também que ela aproveite ao máximo as condições naturais, como por exemplo, a luz solar e os arbustos.

Para isso a face principal da creche deve estar voltada para o lado norte, pois assim a creche ficará iluminada a maior parte do dia pela luz solar, poupando assim energia elétrica. Porém é preciso que esta face, assim como as demais, tenha muitas janelas de vidro comum, que sejam reguláveis e assim como as portas e paredes, tenham um pequeno espaçamento para que não fique muito quente no verão e nem muito frio no inverno. É indispensável, também, que esta creche tenha o seu COLETOR SOLAR, para economizar energia elétrica. No entanto, para que este coletor satisfaça as necessidades da creche deve estar colocado no telhado voltado para o norte, para que capte a maior quantidade de radiação solar em todas as épocas do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário