segunda-feira, 16 de maio de 2011

CRECHE ESPAÇO LIVRE

A Creche Municipal “ Espaço Livre “ é uma instituição pública ,foi inaugurada no dia 26 de setembro de 1986 e era localizada à Rua Comandante Costa ,centro de Cuiabá, e atendia exclusivamente filhos de funcionários da Prefeitura Municipal de Cuiabá.

Sua primeira Gerente foi Marina Aparecida dos Reis ,que lutou para garantir junto à Prefeitura ,melhores condições de trabalho e melhoria no atendimento às crianças pequenas.

Através desta luta, a creche mudou-se para o atual endereço e no decorrer dos anos flexibilizou o atendimento, disponibilizando vagas para a comunida de, no exercício político e cidadão que assegura acesso a todos.

Houve um momento de transição em que todas as creches municipais deixaram o atendimento pela Secretaria de Bem Estar Social e passaram para a Secretaria Municipal de Educação.

Com esse advento, novos rumos foram traçados para as Creches,como o cuidar e educar indissociados; uma Política Educacional específica para o atendimento das Creches, formação dos educadores, enfoque no pedagógico e a Lei da Gestão Democrática calcada nos três pilares: Criação e fortalecimento do Conselho de Unidade de Creche ( CUC ), Eleição para o Diretor da Creche e Autonomia Financeira ( com os repasses municipais e federais).

A primeira Diretora Eleita da Creche foi a TDI Gilsa Canavarros Nasser, que não cumpriu seu mandato e renunciou ao cargo após um ano no seu exercício e hoje a creche passa por um gerenciamento de uma diretora eleita Pró Tempore, Élem S. Correa, em conformidade com a legislação,dando seqüência ao mandato da diretora anterior até o findo do mesmo,onde ocorrerá nova eleição para o período de três anos em dezembro de 2010.

A lotação de funcionários obedece uma instrução normativa que varia de acordo com o numero de crianças matriculadas e o porte da Creche.

Diante de várias possibilidades de trabalho a Creche optou por uma metodologia que acolhe e reconhece as manifestações das crianças como eixo condutor das atividades realizadas. Elegeu então a pedagogia de Projetos.

Atualmente a Creche Espaço Livre está se estruturando,buscando organizar e sistematizar seu trabalho visando suas origens, refletindo sobre sua prática e traçando metas a serem perseguidas e cumpridas.

Dentro de nossa proposta pedagógica ,desenvolvemos vários projetos, que duram um semestre e cada turma tem o seu adequado a faixa etária, levando–se em consideração as fases do desenvolvimento da criança, aliando sempre o cuidar e educar concomitantemente .

Todas as ações são amplamente difundidas,fotografadas. Creche possui orkut onde registramos os projetos de cada turma e as fotos, bem como outras ações desencadeadas ( roda de conversa /oficinas / grupos de estudo /festas/comemorações). Também adotamos o portifólio em que cada criança possui seu caderno brochurão e as atividades são todas colocadas nele mostrando o desenvolvimento delas nesta Unidade, há o portifólio externo também em que utilizamos as janelas das salas e toda semana é trocado e colocado as atividades realizadas para que todos tenham acesso. Também é envido às famílias ao término do ano, um cd contendo todas as atividades promovidas. Tudo isso dentro de um planejamento diário com as ações de rotina da creche aliadas às demais.As educadoras estão empenhadas em estudar e se aperfeiçoar e buscam nas ações coletivas o sucesso para a realização do trabalho.



Histórico do Bairro Araés:

De acordo com o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa,a palavra ARAÊ provem do tupi-guarani e é relativo aos Araés, indígenas de Goiás,que pertenciam a família Tapuia-jê,ou seja,indígenas dessa tribo.

Vamos etimologizar a palavra ARAÉS começando quando portugueses e paulistas adentraram o Mato Grosso após deixarem o Rio Tietê. Encontrando a Bacia do Prata e em determinado espaço do território que eles estavam descobrindo, a quantidade de água era tão abundante que nem a nado, nem com canoas ou outros equipamentos navais da época, conseguiam ultrapassagem, para esta abundância de água, tanto extensivamente quanto em volume,os desbravadores deram o nome de MAR DE XARAÉS.

Posteriormente verificou-se que aquela quantidade de água não passava de uma grande enchente do Pantanal, constituído de água doce e não salgada,não podendo então ser chamado de mar. A palavra ARAÉS constitui-se um sufixo de XARAÉS.

Outro fato muito pitoresco aconteceu com a formação, estruturação e organização da cidade de Cuiabá. Os Bandeirantes vieram com o objetivo de descobrir ouro, aprisionar e catequizar os indígenas ,eles traziam muitos escravos negros originários do Continente Africano e muitos já nascidos no Brasil.Os escravos quando fugiam de seu Senhor,costumavam ir para partes mais altas da região e então formavam e estruturavam uma comunidade chamada QUILOMBOLA num espaço denominado QUILOMBO. Em Cuiabá o processo da formação da comunidade negra se deu aacima da Praça da Mandioca, hoje Praça Conde de Azambuja. O Quilombo que se formou localizava-se nos atuais Bairros do Araés,Quilombo,Despraiado e adjacências.

Os negros deram o nome ARAÉS ao caminho de entrada desse quilombo. Alguns historiadores afirmam que em Cuiabá, no Bairro Araés, existia uma nação indígena de nome Araés. Portanto fica evidente que há varias vertentes para justificar o nome do Bairro Araés.

O Bairro Araés surgiu na década de trinta com a formação de várias pares de áreas como a Chácara do Japonês, onde as pessoas iam pegar água em uma mina e comprar verduras que a mesma produzia.

O centro do Araés tinha algumas casas isoladas que chegavam até o Córrego do General onde as pessoas lavavam roupa e pescavam lambaris, hoje denominado Córrego do Sargento.

Na parte elevada do bairro, tinha um local que era conhecido como CEMITÉRIO DAS CRIANÇAS, hoje é o Centro de Lazer do Bairro e a Igreja Nossa Senhora de Fátima e o local da Feira, uma área bastante urbanizada.

O Araés como formador de córregos e afluentes do Rio Cuiabá, tinha uma área conhecida como QUINTAL GRANDE que possuía três Fontes de água com três poços do qual a população do Araés/Quilombo/Mandioca se serviam para o abastecimento de água. O Quintal Grande é hoje a Avenida Mato Grosso e em agradecimento ao Pres. Da República Emílio Garrastazu Médice foi construído o Centro Educacional Presidente Médici.

As terras do Araés eram devolutas e os moradores requereram seus lotes junto à Prefeitura que reconheceu a propriedade dos mesmos.

O asfalto e urbanização do Araés veio com o Prefeito Rodrigues Palma, que através do Projeto Cura transformou o Araés, Quilombo,Despraiado, Baú e Lixeira em bairros modernos na parte central de Cuiabá.

O Araés é hoje um bairro histórico com imensa atividade econômica, social, política, intelectual, artística e esportiva, onde se destaca o futebol, sendo os Clubes mais antigos o Atlético e o São Cristóvão,este último,o primeiro time profissional de Mato Grosso.



Estrutura física e administrativa da creche:

a)QUADRO DE FUNCIONÁRIOS: 1 diretora ; 34 TDI ; 4TMIE (asg); 4 TMIE (vigilante not.e fim de semana) ; 6 TNE (sendo 2 lacta

ristas) ; 6 Readaptações de Função Temporária .

b) DEPENDÊNCIAS: 6 salas /1 dormitório/1 banheiro para o berçário e maternal /1 lactário/ 1 refeitório /2 banheiros para as demais crianças /1 cozinha /1 espaço administrativo / 1 área de serviço /1 banheiro para funcionários /2 corredores cobertos/ 1 parquinho /uma ampla área externa cimentada e arborizada.



Projetos:

- No primeiro semestre as atividades foram realizadas através de planejamentos por turma de acordo com a faixa etária.

- No segundo semestre após refletir sobre a temática, optamos em trabalhar com projetos.

Projetos: linguagens corporais, Socialização junina, Roda de conversa, Imaginação e Representação Social, Linguagem musical e corporal, Linguagem artística, Desfile da diversidade cultural.

Direção: Elem de Souza Correa

Criação: Decreto 1.526 de 14 de outubro de 1986

Autorização: Em tramitação


Rua:Carlos Gomes Nº100, Bairro Araés, Cuiabá Mato Grosso

E-mail: creche.espaco.livre@cuiaba.gov.br

ORKUT: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=12612115538181802402

Telefone: 3313-3039


Berçário, Maternal, e Jardim ( 04 meses a 03 anos e nove meses)

Clientela atendida: 174 crianças (dados de 2010)


Período integral das 06:00 horas às 18:00 horas
Link do mapa da creche: http://maps.google.com.br/maps?ll=-15.587015,-56.090055&spn=0.004196,0.006856&z=17&lci=com.panoramio.all

Nenhum comentário:

Postar um comentário